sucessao2

Planejamento Sucessório através de Previdência Privada

O planejamento sucessório através de plano de previdência privada, tornou-se uma ferramenta legal e com custo reduzidos e que têm levado várias pessoas a optarem por esse processo em função de todos os seus benefícios.

O seguro de vida é absolutamente impenhorável, por determinação legal. O mercado financeiro oferece produtos com características de seguro de vida que possuem essa característica de serem impenhoráveis, em plano de Previdência os famosos VGBL.

Esses produtos são os fundos de pensão e os planos de aposentadoria, Existem duas fases nesse processo: A fase de acumulação (fundos de pensão) e a fase de benefício (planos de aposentadoria). Na fase de acumulação, os recursos financeiros aplicados em fundos de pensão denominados VGBL – Vida Gerador de Benefícios livres, são considerados como um seguro de vida. Na sucessão, tais recursos não passam por inventário e não garantem dívidas do instituidor, são impenhoráveis, portanto.

Na fase de benefício, o aplicador pode adquirir um “plano de aposentadoria” com os recursos aplicados no VGBL ou diretamente com outros recursos disponíveis. O plano de aposentadoria escolhido gerará uma pensão mensal. A pensão creditada ao beneficiário, também é impenhorável.

A economia nessa processo é um fato a ser considerado , uma vez que no processo de inventário, temos várias despesas como advogados, ITCMD além é claro do desgaste de um inventário. Planejamento sucessório em previdência privada é muito comum no sul e sudeste do Brasil.

Essa era a dica de Hoje.

Clemon Alves
Especialista em Previdência Privada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *