rentabilidade

Rentabilidade, como melhorar?

Pesquisa realizada com 536 planos de previdência para investidores individuais mostra que existem dois movimentos contraditórios em torno dessa opção de investimento, usada, em geral, por pessoas que querem garantir mais tranquilidade à sua aposentadoria. De um lado, o patrimônio desses planos está crescendo a olhos vistos.  Nos últimos cinco anos foi um crescimento de  205,18%. Por outro lado,  a rentabilidade patinou em vários fundos com rendimentos inferiores ao de poupança.

Existe uma relação direta entre as altas taxas de administração cobradas pelos planos de previdência e a baixa rentabilidade que se alcança nesses investimentos. Quanto mais alta é a taxa, menor o rendimento, essa é uma das variáveis que a maioria do clientes que prestamos consultoria não sabem e quando questionam seus gerentes de banco, Eles  também não sabem e nem dão a informação.

Quando a Selic estava lá em cima, ninguém se importava com as taxas de administração, mas agora o custo do investimento ficou particularmente importante, principalmente porque a previdência privada vem crescendo muito em volume no varejo.

O patrimônio dos planos de previdência privada cresce porque os investidores acabam sendo levados a comprá-los pelos seus gerentes de Bancos para cumprir metas , sem conhecê-los bem.  A maioria não sabe que o seu sonho de ter uma aposentadoria tranquila pode ficar comprometido no fim do processo. Ao adquirir um plano de previdência privada, é preciso levar em conta muitas variáveis como as taxas de administração, carregamento, etc.
Gestão faz diferença

O desempenho dos planos de previdência privada depende muito do gestor do fundo  e de  sua expertise na condução de suas apostas no mercado financeiro é importante ter um bom consultor financeiro para  dar o acompanhamento  financeiro,  nós da Moreira & Alves Corretora acompanhamos os fundos de nossos clientes e orientamos em eventuais tomada de decisão.

A Dica de hoje era essa. Tenha um bom dia e excelente final de semana.

Clemon Alves
Especialista em Previdência privada.

2 ideias sobre “Rentabilidade, como melhorar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *